Significado das Cores – Clubes do Rio e São Paulo
São Paulo Futebol Clube
As três cores do São Paulo foram definidas na fundação do clube, em 25 de janeiro de 1930, e são rigidamente definidas. Imutáveis: vermelho, branco e preto, as mesmas cores dos integrantes de sua fundação. O vermelho representa aqueles vindos do CA Paulistano e, o preto, os sócios da AA das Palmeiras. O branco era comum a ambos.
As cores também são as representantes do Estado de São Paulo, como dizem os estatutos do clube:
“As cores do São Paulo Futebol Clube são as da bandeira paulista, vermelha, branca e preta”
Fonte: Site Oficial São Paulo F.C.
Sport Club Corinthians
Em seus primeiros jogos o time teria jogado com camisas na cor bege, uma homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês que em excursão ao Brasil no início do século passado serviu de inspiração aos seus fundadores. Apesar disso, o Corinthians Paulista jogou nos seus primeiros anos todo de branco, somente a partir de 1920 os calções passaram a ser pretos, quando a então diretoria do clube conseguiu recursos para comprá-los.
Fonte: Site Estádio Vip
Sociedade Esportiva Palmeiras
Suas cores iniciais eram o verde, o vermelho e o branco, fazendo alusão às cores da Itália. No ano de 1942, por causa da segunda guerra mundial, toda a representatividade com esse país foi retirada do clube. O nome mudou (de Palestra Itália para Palestra de São Paulo e depois para Palmeiras) e o vermelho foi retirado oficialmente, ficando o clube Alviverde.
Fonte: Site Estádio Vip
Clube de Regatas Flamengo
Em sua fundação as cores eram azul e ouro, mas como desbotavam o clube mudou para vermelho e preto. Existe a tese de que as cores antigas do remo vinha perdendo, e o azul e amarelo acabaram considerados de de mau agouro. O vermelho e o preto expressavam raça e fibra.
Fonte: Jornal Extra
Fluminense Futebol Clube
As cores iniciais eram cinza e branco, mas um dos fundadores Oscar Cox foi a Europa para comprar novas camisas. Nessa viagem comprou camisas tricolor. As cores representam sofisticação e elitismo de um clube que tinha fundos para comprar uniformes fora do país.
Clube de Regatas Vasco Gama
O Vasco tinha a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que o clube lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era a mesmo tempo religiosa e guerreira – explica.
A cruz é usada também por alguns clubes europeus, na sua maioria, esses clubes atribuem a si uma ligação religiosa.