Criar Logotipo para Escritório: 5 dicas para criar o seu
Criar Logotipo para Escritório: Saiba a importância de criar um logotipo para o seu escritório!
Criar logotipo para o escritório não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. Por isso, descubra o que é preciso para fazer um logotipo que mostre toda a credibilidade do seu escritório.
Quando tomamos a decisão de abrir um escritório, muitas coisas são incluídas no planejamento estratégico: procurar um espaço físico para a instalação do escritório, comprar móveis e equipamentos para o local, realizar a seleção de funcionários, estudo da concorrência, orçamento, etc.
Com tantas decisões a serem tomadas, muitos esquecem de pensar em uma identidade visual que reflita a essência dos serviços prestados pelo escritório, ou então sequer criam um logotipo para o negócio. Por esses motivos, muitos escritórios não atingem suas personas, ou então passam uma ideia errada para as mesmas.
Contudo, você não precisa passar pelas situações descritas acima. Se você quer ter um logotipo que reflita os ideais do seu escritório e atinja o seu público-alvo, leia este texto até o fim, post nós mostraremos a importância de criar Logotipo para Escritório. Além disso, daremos algumas dicas de como fazer o logotipo para o seu negócio.
Após a leitura deste texto, temos a certeza que você saberá com clareza o que pedir para o responsável pela criação do logotipo do seu escritório. Aproveite o texto e boa leitura!
Por que é importante para o meu escritório ter um logotipo?
Conforme dissemos na metadescrição deste texto, ter um logotipo não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. Isso porque identifica o seu escritório dentro da área em que ele atua, protege-o contra plágios e diferencia-o dos principais concorrentes. Além disso, as cores e as formas do logotipo do seu escritório mostram a essência dos serviços, sendo assim, uma forma de marketing do seu negócio.
Para que você entenda melhor, vejamos o seguinte exemplo: um escritório de advocacia deve possuir um logotipo não apenas por causa do código de ética da OAB, mas também para posicionar a marca dentro no nicho que ela pertence.
Dicas de como criar logotipo para escritório
Agora que você já sabe a importância do seu escritório ter um logotipo, apresentaremos algumas dicas para criar a identidade visual e, desse modo, saber o que deve solicitar ao designer responsável pela criação do logotipo do seu escritório.
1. Conheça a persona do seu negócio
Antes de pedir qualquer coisa ao designer, você deve conhecer e criar a persona do seu negócio. O conceito de persona trata-se da simulação do cliente ideal. Ela é construída com base em dados coletados por meio de entrevistas com potenciais clientes.
A partir dessa pesquisa, você saberá quais são os valores, os objetivos e as preferências de quem usaria os serviços do seu escritório. Com isso, o seu negócio compartilhará uma identidade com os potenciais clientes, obtendo a fidelidade dos mesmos.
2. Defina o posicionamento da sua marca
Uma vez que você já definiu a persona do seu negócio, chegou o momento de estabelecer o posicionamento da marca. Em outras palavras, é preciso que você defina qual será o diferencial do seu escritório em relação aos concorrentes.
Escritórios de advocacia e contabilidade, por exemplo, podem diferenciar-se da concorrência por oferecerem preços mais baixos, ou então serviços voltados para determinados segmentos. No caso do escritório de advocacia, ele pode apresentar como diferencial serviços de direito ambiental. Já o escritório de contabilidade pode prestar serviços exclusivos para empresas de telemarketing.
Esse diferencial do escritório em relação aos concorrentes deve ser abordado de maneira clara no logotipo da empresa.
3. Use a criatividade
Com a persona e o posicionamento da marca definidos, você pode começar a conversar com o designer responsável pela criação do logotipo. Conforme foi dito na seção anterior solicite ao profissional que coloque, de alguma forma, no logo o diferencial do escritório em relação a concorrência.
Você pode, por exemplo, solicitar um design moderno que envolva símbolos tradicionais da área de atuação do seu escritório. Caso você seja da área contábil, por exemplo, o logotipo do seu escritório pode ter o Caduceu de Mercúrio ou o bastão envolto na serpente.
Embora seja recomendável ser criativo na criação do logo, peça ao designer que não exagere nas inovações. Isso porque o excesso de informações no logotipo pode passar uma imagem errada sobre os serviços do seu escritório.
4. Preste atenção as cores
A cor possui um papel muito importante na elaboração do logotipo. Por isso, fique atento ao excesso de tons, pois isso pode deixar o logotipo muito “poluído”. Além disso, o uso demasiado de cores pode prejudicar a imagem do seu negócio.
Para escritórios, é recomendável que a identidade visual seja feita com cores mais sóbrias (azul marinho, preto, branco, cinza, dourado e prata). Peça ao designer que ele trabalhe com uma paleta três tons, a fim de que não haja excesso de cores.
A recomendação acima não impede que você trabalhe com outras cores. Existem, por exemplo, logotipos de escritórios de contabilidade que possuem tons em verde, laranja ou vermelho.
5. Fique atento a tipografia
Assim como a cor, a tipografia diz sobre o propósito do seu escritório e, por essa razão, é necessário ter muito cuidado na hora de selecionar o logotipo do seu negócio. Evite fontes muito comuns como, por exemplo, Times New Roman e Comic Sans. Por outro lado, evite tipografias da moda, pois, no futuro, você terá que remodelar o logotipo do escritório.
Escolha uma tipografia que seja regular, uniforme e que seja fácil de ser lembrada pelos potenciais clientes. Converse com o responsável pela criação da identidade visual pare que ele apresente algumas opções a você dentro das características citadas anteriormente.
Assim, a partir dessas dicas, você saberá o que é necessário para criar o logotipo do seu escritório e, consequentemente, saberá o que pedir para o designer que ficará responsável por elaborar a identidade visual do seu negócio.