A Importância do Logotipo em seu Negócio
Como a principal representação gráfica da uma empresa, o logotipo fixa a marca da empresa e torna-se a única manifestação visível da empresa dentro do mercado-alvo. Por esta razão, um logotipo bem concebido é uma parte essencial da estratégia global de marketing de qualquer empresa.
Propósito
Logotipos corporativos são criados para serem o “rosto” de sua empresa: São exibições gráficas da identidade de uma empresa, que através de cores, imagens e fontes, fornecem informações essenciais sobre uma empresa que permite aos clientes se identificarem com a marca de uma empresa. O logotipo é a forma mais rápida de se identificar uma empresa, seja através da publicidade ou materiais de marketing.
Princípios de design
Bons logotipos devem ser de fácil compreensão para seus clientes em potencial. Embora haja uma infinidade de opções de cores, elementos visuais e tipografia, um logotipo em geral deve ajudar a transmitir informações sobre a empresa, e ser criado de uma forma que dê algum sentido e significado sobre a sua empresa. Por exemplo, as empresas de ponta e tecnologia tendem a ter logos angulares para transmitir velocidade, enquanto empresas que oferecem serviços, logotipos arredondados para fornecer um sentido de serviço e confiança.
Identidade da marca
O logotipo é o principal componente visual da identidade da marca de uma empresa, pois aparece em materiais de papelaria, sites, cartões de visita e publicidade. Por essa razão, um logotipo bem concebido pode contribuir para o sucesso do seu negócio, enquanto um logotipo mal elaborado pode implicar em amadorismo e afugentar potenciais clientes. Nenhum logotipo fica bem elaborado, quando é cercado por elementos gráficos contraditórios ou fontes inconsistentes.
Retorno sobre o Investimento
À medida que os consumidores conhecem, gostam e confiam em uma marca específica, são mais propensos a responder positivamente sempre que ver seu logotipo – levando potencialmente ao aumento das vendas ou melhoria do share of mind. Além disso, um logotipo bem projetado implica um grau de profissionalismo e competência a sua empresa, que pode ajudar a orientar potenciais novos clientes a escolher seu negócio, ao invés de um concorrente que tenha um logotipo de qualidade inferior.
Erros comuns
As pequenas empresas muitas vezes criam logos sem se preocupar com critérios, dando pouca atenção ao seu tamanho e posicionamento adequado – incluindo clipart . Evite recriar diferentes tipos de logotipos para fins específicos (por exemplo, um para papel timbrado e outro para cartão de visita) ou ter versões semelhantes, mas não idênticas.
Esse post é uma tradução do texto original de Jason Gillikin, escritor é especializado em finanças e tecnologia de consumo do site Chron.